Como encomendar sua caricatura

Como Encomendar sua Caricatura

Dúvidas de como encomendar sua caricatura?
Nesse post separamos dicas incríveis que vão te ajudar nesse processo.


A caricatura é uma representação gráfica muito vista desde sempre em revistas, jornais e exposições, geralmente com uma pegada mais distorcida e humorística. Porém, atualmente vem crescendo cada vez mais o seu uso como uma opção muito criativa e divertida para presentes, decorações, convites e até mesmo para compor uma marca.

Hoje vamos mostrar como funciona o nosso processo de criação e contar um pouquinho sobre cada etapa da encomenda de uma caricatura!


Caricatura não é tudo igual


Em primeiro lugar, é preciso definir qual estilo de desenho você quer.
Você sabia que existem diferentes tipos de caricaturas?

caricatura distorcida e caricatura cartoon
Caricatura Distorcida X Caricatura Cartoon


Aqui no estúdio trabalhamos com a caricatura cartoon, que tem um estilo mais delicado, e sem muitas distorções. Diferente da caricatura humorística, nesse tipo de traço o objetivo não é exagerar nas características dos caricaturados, mas sim representa-los de uma forma mais carinhosa. Aqui no blog temos um post completo onde falamos sobre a diferença entre os tipos de caricaturas, que você pode ler por aqui: Caricaturas Distorcidas ou Caricatura cartoon: Qual escolher?


Depois de definido o estilo que você gostaria de seguir, vamos para a contratação do caricaturista. Para não se surpreender de última hora, é muito importante avaliar antes de contratar, o trabalho e a forma do traço desse profissional.

É normal que surjam dúvidas nessa hora, pois não é algo que fazemos com tanta frequência, e por isso nesse post, separamos algumas dicas pra te ajudar á contratar o melhor profissional para sua encomenda.


Outro ponto a considerar:
Quanto custa uma caricatura?

É muito difícil bater o martelo em um preço fixo quando falamos de caricaturas. São muitas variáveis que influenciam: Complexidade do desenho, tenho disponível para a produção, qualidade e experiência do caricaturista e etc.

Mas ainda assim, é possível trabalhar com algumas médias de preços praticados pelos caricaturistas e se guiar na hora de aprovar um orçamento.

Nesse artigo trazemos uma pesquisa com colegas de profissão e valores reais encontrados no mercado: Quanto custa uma Caricatura?

Depois de sanadas algumas dúvidas, finalmente vamos ao processo de como encomendar uma caricatura!


Primeiro Contato


O nosso primeiro contato com nossos clientes, pode ocorrer de diversas formas.

Através do nosso site, temos várias modalidades das caricaturas que trabalhamos, o que facilita a busca. O cliente já pode escolher entre as diversas opções qual será a modalidade da sua caricatura (Individual, Formandos, Noivinhos, Casais, Infantil, Grupos e Negócios) e já finalizar a encomenda pelo próprio site.  

É possível também nos contatar através dos nossos perfis em sites de vendas, como Elo7, Casamentos.com, OLX . Mas o mais comum é recebermos contatos por nossas redes sociais, Facebook, Instagram e WhatsApp (019 98892-1903).

Muitas vezes antes de fazer uma compra pelo site, o cliente nos chama para tirar alguma dúvida e saber mais sobre o orçamento, como funciona o nosso passo a passo e os prazos. Assim que tudo é resolvido, o cliente efetua a compra.

Compra


O pagamento pode ser feito de duas formas: via PagSeguro, por onde é possível parcelar em até 12x no cartão; ou por transferência bancária, sendo 50% para início do trabalho e o restante para entrega da caricatura já finalizada em cores.

No pagamento via transferência oferecemos 5% de desconto!!


Encomenda

E como encomendar uma caricatura?

Depois de acertada a compra, o cliente nos passa mais algum detalhe do que espera e e nos envia referências, ou apenas entrega o conceito em nossas mãos e nos dá a liberdade de usar a criatividade para produzir.

Essa etapa é muito especial, pois temos a oportunidade de ter um contato bem próximo e participarmos juntos do processo criativo.


Fotos


É aqui que a produção começa para valer.

Para um resultado de qualidade, é MUITO importante trabalhar com boas fotos para a produção, pois é a partir delas que o artista fará o desenho do rosto.

Evite fotos que:

  • Tenham uma baixa definição.
  • Estejam em ângulos distorcidos (fotos tiradas muito de baixo ou muito de cima).
  • Acessórios nas fotos como boné e óculos escuros (a menos que deseje esses itens no desenho).
  • Tenham parte do rosto ou cabelo cortados.


Rascunho


Agora é mão na massa!

Com todas as informações necessários, começamos a desenhar. Inicialmente criamos um rascunho mais solto, apenas para definir a composição da cena, e depois traçamos com o preto por cima, definindo melhor a ilustração. Nessa fase o cliente tem a opção de pedir modificações caso ache necessário.

sketch caricatura de noivinhos
Caricatura Noivinhos – Sketch
rascunho caricatura de noivinhos
Caricatura Noivinhos – Rascunho

Colorização


Depois de aprovado o rascunho damos início a parte mais divertida: dar vida e cor ao desenho. O acabamento é MUITO importante para um resultado de qualidade. Nessa fase não modificamos a ilustração em si (como poses e roupas, por exemplo), mas ainda é possível modificar a paleta de cores.

Tudo com muito capricho e dedicação do nosso artista Nunes = )

caricatura de noivinhos
Caricatura Noivinhos – Finalizada

Entrega

Hora de soltar o filho para o mundo!

O cliente recebe a caricatura por e-mail finalizada em arquivo no formato JPEG ou PNG de altíssima resolução e com ele é possível personalizar os mais diversos materiais, como convites, canecas, lembrancinhas, banners e onde mais a imaginação permitir! E é claro, também vale se destacar nas redes sociais com um desenho todo charmoso só seu ^^.

caricatura de noivinhos
Caricatura Noivinhos – Nunes Estúdio

E aí, curtiu?
Respondemos a sua dúvida de como encomendar uma caricatura?
Nos contate pelo e-mail: atendimento@nunescaricaturas.com.br ou WhatsApp: (19) 98892-1903.


Outros temas que podem te interessar:

Caricaturas de formatura: 20 ideias para te inspirar

Caricaturas Infantis: 15 exemplos que VÃO te conquistar

Logotipos com Caricatura: Dando via aos negócios


Quem escreve:

Luísa Barros


Estudante de Marketing, atua como social mídia e planeja campanhas de marketing. Fã de super-heróis, séries, podcasts e outras ‘nerdices’.