Caricatura aplicada a logomarca

Logo com Caricatura – Dando uma cara ao seu negócio

Um jeito de personalizar a sua marca


Nesse artigo você encontrará: vantagens de usar uma caricatura em sua marca, dicas valiosas sobre como fechar um projeto, e 10 exemplos de logotipos com caricatura.


Toda empresa, não importa seu tamanho, possuí uma persona: aquele indivíduo que tem características especificas, que o tornam o cliente ideal para o negócio. Para chamar a atenção desse potencial comprador, fazer apenas uma oferta não basta. É preciso se destacar da concorrência, e criar uma conexão com seu cliente.


Ter uma marca que transmita os valores do seu negócio é fundamental nisso!


Essa marca é construída dia a dia de diversas formas: desde a qualidade na prestação do serviço ou venda do produto, até a forma como é feita a comunicação numa rede social – absolutamente tudo contribui para a percepção de valor do cliente!


Uma das partes mais importantes nessa construção, é a visual.


Cores quentes transmitem energia, diversão ou até fome. Já cores frias, passam a ideia de sobriedade, solidez e tranquilidade. Formas retas e duras significam força e resistência. Já formas orgânicas, representam movimento e adaptação.


E no meio de tantas opções, um jeito interessante de transmitir confiança e ao mesmo tempo ser agradável aos olhos, é utilizar um desenho de caricatura no seu negócio.


Algumas vantagens de ter uma caricatura em seu negócio:


É marcante


Diferente de vetores e imagens genéricas da internet (que provavelmente seus concorrentes utilizam), a caricatura é única e exclusiva. Ela não tem aquela pegada de “já vi isso em algum lugar”. Com a caricatura compondo sua marca, a chance de se destacar e fica na memória do seu potencial cliente é muito maior.


É simpática


Pare para pensar: Quantas vezes você já não viu uma grande marca se utilizando de algum desenho lúdico para conquistar seus clientes? Exemplos não faltam: A Sadia conseguiu popularizar seus produtos alimentícios através de seu simpático franguinho Lequetreque, a Duracell passa a ideia de velocidade e energia de suas pilhas com seu divertido coelhinho rosa Bunny, a Michelin torna a venda de pneus mais atraentes com seu personagem Bib.


É acessível


Uma das maiores dificuldades dos pequenos e médios empreendedores, assim como profissionais liberais, é ter uma verba de marketing para seus negócios, o que muitas vezes faz com que eles não possuam uma estratégia constante de publicidade e divulgação.

Nesse sentido, a caricatura para compor a marca do negócio é ideal: ela tem um investimento relativamente baixo e só ocorre uma única vez. Depois de criada a arte, em pouco tempo ela já se torna um destaque dentro do negócio e cativa o público de forma muito mais barata.

Quem não sente  uma vontade de comer pão de queijo só de ver o bucólico rosto presente na logo da casa do pão de queijo?


Mas atenção:
nem toda caricatura é igual!

foto comparativa caricatura distorcida e caricatura cartoon

O tipo de caricatura mais lembrado no imaginário popular é aquela mais distorcida, onde as características do rosto são super exageradas e até um pouco debochadas. No entanto, o tipo de caricatura ideal quando falamos em representar uma marca ou empresa é a caricatura cartoon, que representa de forma mais simpática e carinhosa o caricaturado.

Temos um artigo completo com as diferenças entre as caricaturas distorcidas e as caricaturas cartoons que você pode conferir por aqui: Qual caricatura encomendar?


E como escolher o caricaturista ideal?


Assim como é importante saber que tipo de caricatura encomendar para o seu negócio, é preciso também se atentar na hora de contratar o profissional ou estúdio que realizará o trabalho. Com a internet, as opções de caricaturistas oferecendo seus trabalhos se tornaram enormes, mas é bom fazer uma boa e velha pesquisa antes de fechar o projeto.

Nesse post trazemos dicas completas de como encontrar o melhor artista para sua encomenda: Como contratar um bom caricaturista?


Alguns exemplos de logo com caricatura

Logo com caricatura de confeiteiras com muitos bolos decorados ao redor.
Desenho para confeiteiras – Nunes Estúdio
logo com desenho de um senhor com chapéu segurando um copo de chopp
Desenho para adega – Nunes Estúdio
Logo com caricatura de uma senhora segurando uma cesta com ovos
Desenho para produtora de ovos – Nunes Estúdio
Logo com desenho de uma criança com bigode, segurando uma sacola de mercado.
Logo com caricatura de empório – Nunes Estúdio
Desenho de uma criança dentro de um avião sobrevoando o planeta terra
Desenho para programa de televisão infantil – Nunes Estúdio
Logo com desenho de um homem segurando um frango
Logo com caricatura de avicultor – Nunes Estúdio
caricatura de um padeiro com muitos pães e variados ao seu redor
Desenho para padaria – Nunes Estúdio

E se eu quiser usar a caricatura separada da logo?

Sim! A caricatura também pode ser usada separadamente da logo.
Como por exemplo essa doutora, encomendou uma caricatura super divertida com uma temática heroína, para poder se comunicar com o público infantil.

desenho com duas crianças e uma dentista segurando uma escova
Desenho para consultório de dentista – Nunes Estúdio

Neste caso abaixo, a caricatura também separada de seu logo.

desenho de um mecânico ao lado do nome da loja
Desenho para oficina – Nunes Estúdio


Outra forma de aplicar caricaturas à sua empresa


Uma outra forma muito interessante de agregar valor a sua empresa com as caricaturas, é através de um presente criativo para seus colaboradores.

Diferente de uma lembrancinha mais genérica, a caricatura é um presente único, e por ser criada de forma exclusiva para o presenteado, carrega consigo um significado de importância da parte para o todo.

Isso faz com que o colaborador se sinta especial, e adquira mais qualidade de vida no ambiente de trabalho. Grandes empresas também utilizam de diferentes técnicas para equilibrar a vida pessoal e profissional.

Confira algumas ideias de caricaturas encomendas por empresas:

Caricatura de um colaborador
Caricatura para presentear o colaborador – Nunes Estúdio
Caricatura de uma colaboradora
Caricatura para presentear o colaborador – Nunes Estúdio
Caricatura de um colaborador
Caricatura para presentear o colaborador – Nunes Estúdio
Caricatura de um colaborador
Caricatura para presentear o colaborador – Nunes Estúdio
caricatura empresarial em grupo da empresa cielo
Caricatura empresarial em grupo – Nunes Estúdio
caricatura empresarial em grupo
Caricatura empresarial em grupo – Nunes Estúdio


Falamos mais sobre caricaturas para presentear a equipe nessa postagem aqui: Caricaturas corporativas: Uma forma de engajar o colaborador.


E você, tem já tem alguma ideia para personalizar sua marca?


Ficou com alguma dúvida? Converse com a gente pelo e mail: atendimento@nunescaricaturas.com.br e WhatsApp: 19 988921903, ou comentando aqui embaixo.