Um jeito de personalizar a sua marca
Nesse artigo você encontrará: vantagens de usar uma caricatura em sua marca, dicas valiosas sobre como fechar um projeto, e 10 exemplos de logotipos com caricatura.
Toda empresa, não importa seu tamanho, possuí uma persona: aquele indivíduo que tem características especificas, que o tornam o cliente ideal para o negócio. Para chamar a atenção desse potencial comprador, fazer apenas uma oferta não basta. É preciso se destacar da concorrência, e criar uma conexão com seu cliente.
Ter uma marca que transmita os valores do seu negócio é fundamental nisso!
Essa marca é construída dia a dia de diversas formas: desde a qualidade na prestação do serviço ou venda do produto, até a forma como é feita a comunicação numa rede social – absolutamente tudo contribui para a percepção de valor do cliente!
Uma das partes mais importantes nessa construção, é a visual.
Cores quentes transmitem energia, diversão ou até fome. Já cores frias, passam a ideia de sobriedade, solidez e tranquilidade. Formas retas e duras significam força e resistência. Já formas orgânicas, representam movimento e adaptação.
E no meio de tantas opções, um jeito interessante de transmitir confiança e ao mesmo tempo ser agradável aos olhos, é utilizar um desenho de caricatura no seu negócio.
Algumas vantagens de ter uma caricatura em seu negócio:
É marcante
Diferente de vetores e imagens genéricas da internet (que provavelmente seus concorrentes utilizam), a caricatura é única e exclusiva. Ela não tem aquela pegada de “já vi isso em algum lugar”. Com a caricatura compondo sua marca, a chance de se destacar e fica na memória do seu potencial cliente é muito maior.
É simpática
Pare para pensar: Quantas vezes você já não viu uma grande marca se utilizando de algum desenho lúdico para conquistar seus clientes? Exemplos não faltam: A Sadia conseguiu popularizar seus produtos alimentícios através de seu simpático franguinho Lequetreque, a Duracell passa a ideia de velocidade e energia de suas pilhas com seu divertido coelhinho rosa Bunny, a Michelin torna a venda de pneus mais atraentes com seu personagem Bib.
É acessível
Uma das maiores dificuldades dos pequenos e médios empreendedores, assim como profissionais liberais, é ter uma verba de marketing para seus negócios, o que muitas vezes faz com que eles não possuam uma estratégia constante de publicidade e divulgação.
Nesse sentido, a caricatura para compor a marca do negócio é ideal: ela tem um investimento relativamente baixo e só ocorre uma única vez. Depois de criada a arte, em pouco tempo ela já se torna um destaque dentro do negócio e cativa o público de forma muito mais barata.
Quem não sente uma vontade de comer pão de queijo só de ver o bucólico rosto presente na logo da casa do pão de queijo?
Mas atenção:
nem toda caricatura é igual!
O tipo de caricatura mais lembrado no imaginário popular é aquela mais distorcida, onde as características do rosto são super exageradas e até um pouco debochadas. No entanto, o tipo de caricatura ideal quando falamos em representar uma marca ou empresa é a caricatura cartoon, que representa de forma mais simpática e carinhosa o caricaturado.
Temos um artigo completo com as diferenças entre as caricaturas distorcidas e as caricaturas cartoons que você pode conferir por aqui: Qual caricatura encomendar?
E como escolher o caricaturista ideal?
Assim como é importante saber que tipo de caricatura encomendar para o seu negócio, é preciso também se atentar na hora de contratar o profissional ou estúdio que realizará o trabalho. Com a internet, as opções de caricaturistas oferecendo seus trabalhos se tornaram enormes, mas é bom fazer uma boa e velha pesquisa antes de fechar o projeto.
Nesse post trazemos dicas completas de como encontrar o melhor artista para sua encomenda: Como contratar um bom caricaturista?
Alguns exemplos de logo com caricatura
E se eu quiser usar a caricatura separada da logo?
Sim! A caricatura também pode ser usada separadamente da logo.
Como por exemplo essa doutora, encomendou uma caricatura super divertida com uma temática heroína, para poder se comunicar com o público infantil.
Neste caso abaixo, a caricatura também separada de seu logo.
Outra forma de aplicar caricaturas à sua empresa
Uma outra forma muito interessante de agregar valor a sua empresa com as caricaturas, é através de um presente criativo para seus colaboradores.
Diferente de uma lembrancinha mais genérica, a caricatura é um presente único, e por ser criada de forma exclusiva para o presenteado, carrega consigo um significado de importância da parte para o todo.
Isso faz com que o colaborador se sinta especial, e adquira mais qualidade de vida no ambiente de trabalho. Grandes empresas também utilizam de diferentes técnicas para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Confira algumas ideias de caricaturas encomendas por empresas:
Falamos mais sobre caricaturas para presentear a equipe nessa postagem aqui: Caricaturas corporativas: Uma forma de engajar o colaborador.
E você, tem já tem alguma ideia para personalizar sua marca?
Ficou com alguma dúvida? Converse com a gente pelo e mail: atendimento@nunescaricaturas.com.br e WhatsApp: 19 988921903, ou comentando aqui embaixo.