Como contratar um caricaturista?

Como escolher um (bom) caricaturista para o meu projeto?

Caricaturas alegram, divertem, e entretêm todo mundo.

Raramente encontramos alguém que não abra um belo sorriso ao se ver retratado(a) de forma criativa e bem-humorada; seja em uma data importante como o casamento; seja recebendo um presente de amigo-secreto na confraternização de fim de ano da empresa.

Presente para colaborador que estava viajando para o exterior.
Caricatura produzida no André Pádua Estúdio

As caricaturas podem ser impressas nos mais diversos materiais e agradam a todas as idades!


E o que é exatamente uma caricatura?

Uma caricatura é a representação gráfica e estilizada de uma pessoa com um toque de humor. Ela pode ser mais ou menos exagerada,  finalizada com técnicas tradicionais como lápis e tintas, ou ter um acabamento digital.


É comum surgirem dúvidas na hora de contratar o caricaturista ou estúdio que desenhará as caricaturas, afinal não é algo tão cotidiano para muitas pessoas.

Com a internet, é fácil encontrar uma enorme quantidade e diversidade de profissionais ofertando seus serviços – com modelos de trabalho e tabelas de preços diferentes entre si – gerando assim incertezas.

Pensando nisso destacamos alguns pontos importantes que irão te ajudar nessa busca e facilitar a contratação do melhor profissional para o seu projeto:

01 – Estilo / ou “vou ficar muito debochado?”

A esquerda: caricatura mais distorcida criada pelo artista Anthony Geoffroy. A direita modelo de caricatura criada no Nunes Estúdio.

“Vocês vão exagerar muito no meu nariz?!” e “Olha, só não judia muito do tamanho dos meus dentes viu!” são algumas frases comuns que ouvimos aqui no Nunes Estúdio.

Não existe um estilo de caricatura melhor do que outro, eles devem apenas ser aplicados de acordo com a necessidade de cada cliente. Aqui no estúdio por exemplo, optamos por criar caricaturas mais “cartoons” e contidas, o que agrada mais ao público que atendemos – noivinhos, pessoas físicas e empresas que querem presentear os colaboradores.

A caricatura mais exagerada e distorcida é um trabalho mais detalhado e elaborado, e é comumente aplicada em concursos, salões de humor, campanhas publicitárias, revistas e jornais, entre outras publicações.

Para não ter surpresas, antes de contratar avalie bem os trabalhos já feitos pelo profissional para identificar se o traço se aplica a seus objetivos.

02-  O Portfólio

imagem de portfólio de caricaturas

O portfólio é um compilado com as melhores caricaturas já feitas pelo caricaturista ou estúdio e a partir dele você avalia a qualidade do desenho e finalização do artista. Caso o caricaturista não possua um site, peça algumas amostras para conhecer mais do traço do profissional.  A sua caricatura tende a seguir a mesma linha dos trabalhos já feitos.

(Um aspecto importante ao se avaliar um portfólio: ter apenas uma ou duas caricaturas boas em contraste a muitas medianas, ou uma coletânea de ótimas caricaturas em um site com o design feio, pode demostrar uma falta de senso estético do profissional, indicando que talvez os desenhos ali presentes não sejam 100 % de autoria do mesmo. Fique atento(a) e não compre gato por lebre.)

03 – Preço

É muito difícil estipular um preço único para o trabalho dos caricaturistas pois são muitas variáveis como experiência, conhecimento técnico (desenho, pintura, luz e sombra, composição, perspectiva e etc.), garantias oferecidas e muito mais.

Por esse motivo preparamos um artigo inteiramente dedicado ao valor cobrado por uma caricatura digital, com exemplos reais de preços praticados por caricaturistas profissionais. Você pode acessar o post por aqui: Qual o preço de uma caricatura?

No entanto, uma coisa é certa: fazer caricaturas e ilustrações é um processo técnico-artístico que demanda horas de produção e anos de estudos na bagagem.

Alguém que cobre muito abaixo do mercado normalmente não passou por todo o período de aprendizagem ou trabalha de forma a atender um número enorme de clientes no mês, dedicando menos tempo a cada projeto.

Nos dois casos a qualidade da caricatura entregue pode ser comprometida Não é raro clientes nos procurarem para “apenas refazer os rostinhos”, pois o primeiro trabalho entregue acabou não correspondendo a expectativa. Parece batido, mas as vezes o barato pode sim sair caro.

(Quanto a forma de pagamento, geralmente ocorre em 2x  – sendo 50% para o início do trabalho, e o restante para entrega da arte finalizada.)

04- Garantias

Mesmo seguindo a todas as dicas, pode ser que sua caricatura ainda não lhe agrade de primeira. Afinal, mesmo contratando o melhor caricaturista e ele acreditando ter feito o melhor trabalho de toda sua carreira; em uma área subjetiva como a arte a opinião pessoal tem um peso muito grande.

Para sair 100% satisfeito(a) com sua encomenda contrate um profissional que lhe envie uma prévia do trabalho para ser avaliada antes da finalização e lhe dê a oportunidade de fazer alterações.

Essas alterações podem ser cobradas à parte ou não dependendo do modelo de trabalho de cada um.

Por aqui, além das alterações, trabalhamos com uma politica de satisfação que você pode conferir nesse link.

05 – A boa e velha pesquisa

Ó, essa dica aqui não vale só para caricaturas, mas para qualquer compra de outro serviço ou produto.

Antes de investir seu dinheiro, faça uma busca em sites como o reclame aqui e veja se alguém já saiu insatisfeito com a negociação e principalmente como a empresa responde ou resolve à questão. Pode parecer básico, mas é impressionante o quanto de informação negativas e positivas podemos tirar nessas pesquisas.

Ficou com alguma dúvida?

É só mandar um e-mail para atendimento@nunescaricaturas.com.br, um oi pelo WhatsApp 19 9 8892-1903, ou ainda telefonar para 19 4141-0709 que lhe responderemos com o maior prazer.

Quem escreve-

Nunes – Criador do Nunes Estúdio e desenhista desde que se conhece por gente.

Natural de Campinas – São Paulo, começou a trabalhar com ilustração ainda na adolescência com o mercado editorial e também como colorista. Fez parte da equipe do André Pádua Estúdio e Animar, empresas referências no mercado de caricaturas e desenhos animados no interior de São Paulo. Trabalhou também como professor de desenho e ilustração antes de fundar o Nunes Estúdio, e à 6 anos foca seu trabalho na criação de caricaturas para noivinhos, presentes e empresas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *